Forma de construção da quadra de grama sintética

Passo a passo

Preparação do piso para aplicação de grama sintética.

1- Limpeza do terreno: retirada de solo orgânico e terraplanagem.

2- Nível do campo: deve obedecer a um desnível proposital de 1%, do centro para as laterais, o qual funcionará como drenagem da superfície.

3- Tipo de piso: brita graduada.

4- Compactação do solo existente: deverá ser feito com compactador de mesa caso necessário.

5- Base para grama sintética: colocação de uma primeira camada com 5 cm de brita número 2, compactado com rolo compactador. A segunda camada deverá conter 3 cm de brita graduada de número 1, compactado com rolo compactador. A terceira camada com 3 cm de pedrisco/brita número zero, compactado com rolo compactador CG-11. Por fim deverá ser colocada uma camada de 2 cm de pó de pedra, nivelada com moto niveladora. É ideal que se molhe o pó de pedra para que possa penetrar nas camadas de brita.

6- Drenagem: Também aconselhamos a construção de uma canaleta lateral para o escoamento da água, permitindo que o campo mantenha-se sempre em condições de jogo.

A compactação do solo é fundamental para o bom rendimento do campo de grama sintética.

Instalação e Materiais Utilizados:construcao_quadra_grama-sintetica

1- Verificação das condições do solo;

2- Os tapetes, medindo 3m ou 4m de largura x 30m de comprimento, aproximadamente, são desenrolados sobre o solo alinhado;

3- Os tapetes são colocados uns nos outros, utilizando-se cola especial de contato e semitape, formando um grande tape verde, sem qualquer demarcação;

4- São definidas as dimensões de demarcações (áreas, pênaltis, laterais e linhas de fundo);

5- São efetuados os cortes para colagem das demarcações (em grama branca);

6- Colagem das linhas brancas e demais demarcações, utilizando-se da mesma cola especial de contato e do semitape;

7- Após total demarcação do campo, é feita a colocação da borracha granulada e areia especial preenchendo cerca de 95 % dos fios sintéticos, variando conforme o modelo da grama (altura dos fios);

8- O campo é varrido com uma máquina especial (ou vassouras especiais), acelerando o processo de penetração do composto entre os fios da grama e o conseqüente levantamento dos mesmos;

9- O campo está pronto para a prática do esporte, lazer e diversão;

10- Materiais utilizados: borracha granulada, areia especial, fita para soldagem das emendas tipo semitape, cola especial de contato e mão de obra especializada.

11- Manutenção do campo, não requer muito tempo, e o melhor, nem muito dinheiro. A maior preocupação é a preventiva, não deixando que os atletas joguem com chuteiras de travas altas (calçado p/ futebol de campo), evitando chicletes, cigarros e objetos de vidro sobre o gramado. No mais, é manter o nível do composto e jogar muito futebol.

12- Os materiais utilizados na instalação da grama sintética são: borracha granulada, areia especial, fita para soldagem das emendas tipo semitape, cola especial de contato e mão de obra especializada.